terça-feira, 15 de julho de 2008

POR UMA CURITIBA INTELIGENTE

Em entrevista com ex-reitor da UFP e candidato a prefeito por Curitiba, Carlos Augusto Moreira Junior, ficou claro a disposição e vontade para mostrar suas idéias em relação ao futuro admnistrativo da capital paranaense. Ao ser perguntado, qual a linha admnistrativa mais coerente para governar Curitiba ele falou sobre alguns tópicos que segundo sua visão é de grande relevância para o bem estar dos curitibanos, segue abaixo parte de suas idéias:

Mais do que nunca Curitiba precisa usar a inteligência de seu povo para avançar em seu projeto de cidade. Uma cidade mais justa e igualitária, que diminua as tensões urbanas, que tenha na pessoa humana o centro das políticas públicas e que ofereça oportunidades iguais de mobilidade urbana, educação, saúde, emprego, lazer e segurança. O eixo central de todo esse avanço passa, obrigatoriamente, pela educação. A educação transformadora e libertadora, que abre caminhos e forma cidadãos.

O projeto “Educação Nota Dez” tem seu foco dirigido às crianças e jovens, aos professores e às mães que trabalham. Começa pela educação infantil com a construção de novas creches e a formação de parcerias com ONGs e Igrejas para alavancar o processo e encerrar de uma vez por todas com a fila de 45 mil crianças que esperam por uma vaga nas creches municipais. Continua com um grande esforço para a melhoria do ensino fundamental, através do aprimoramento do plano de carreira dos servidores docentes e de apoio das escolas municipais, do estímulo à qualificação docente, da melhoria dos conteúdos curriculares e da infra-estrutura das escolas. Inova nas tecnologias educacionais e na implantação da escola integral. Mantém as escolas abertas todos os dias através da contratação de tutores para esporte e desenvolvimento de outras habilidades, incluindo manifestações artísticas.

Amplia definitivamente o escopo da educação municipal, através de parcerias com a Secretaria Estadual de Educação e com as escolas técnicas federais para oferecer educação profissionalizante em diversas áreas, especialmente na área da saúde e informática. Tal iniciativa amplia oportunidades de emprego para nossos jovens, com conseqüente diminuição da violência urbana.

O resultado disso tudo é uma cidade inteligente em todas as áreas, tendo na inovação a ferramenta mais poderosa para manter nossa cidade a frente de seu tempo e oferecer uma ótima qualidade de vida a todos os seus habitantes.


Por Salésio Correia

Nenhum comentário: